Nesse método onde utilizamos cordas e equipamentos para acesso e locomoção ao local de trabalho, oferecendo o apoio em suspensão apropriado e seguro durante o período de execução da tarefa a ser concluída.
A vantagem da utilização deste método de acesso por cordas reside principalmente na segurança e rapidez com que os trabalhadores podem se locomover e alcançar locais de difícil acesso, em seguida realizar o seu trabalho com o mínimo impacto sobre outras operações das áreas vizinhas. Outro grande benefício a ser considerado é o total de horas de trabalho e nível de risco de uma determinada tarefa (homem-em-risco x horas de trabalho) que é frequentemente reduzido em acesso por corda, principalmente quando comparado com outros meios de acesso em altura que oferecem maiores riscos e custos mais altos.
O objetivo principal ao utilizar métodos de acesso por corda é planejar, gerenciar minimizando as possibilidades de acidentes, incidentes ou ocorrências de risco em geral,garantindo um sistema seguro de trabalho contínuo e eficaz sem danos às propriedades do local e ao meio ambiente. A IRATA exerce um regime rigoroso e exigente em constante evolução dos processos de trabalho de acesso por corda, ao qual seus membros são obrigados a seguir. Estas conformidades são monitoradas, no intuito de sustentar um sistema de trabalho seguro que é estabelecido e mantido. Este exercício define as empresas que são membros da IRATA e é o diferencial quando comparada as demais empresas de acesso por cordas, que não seguem, exigem, nem se submetem a um regime rigoroso e exigente.
A aplicação do exercício de acesso por corda deve ser considerado como um sistema completo, em que o planejamento, gestão, competência e equipamentos adequados devem ser tratados com igual importância, já que cada um é diretamente dependente do outro para garantir a segurança neste sistema de trabalho.